Ser responsável é: cuidar de seu animal, dando-lhe atenção, carinho e ambiente adequado para viver.
A posse responsável de animais envolve as seguintes atitudes:
I - Higiene e prevenção de doenças
- É responsabilidade de cada um colaborar para uma cidade limpa e livre de doenças. Isso inclui recolher as fezes que seu animal deixa nas ruas, calçadas, áreas verdes e praças durante o passeio.
II - Condução segura e adequada
- Ao levar seu animal para passear, conduza-o com coleira e guia. Os cães de comportamento agressivo devem também utilizar a fociheira.
- Coloque uma placa de identificação na coleira para que ele possa ser devolvido em caso de fuga ou perda.
III - Proteção e cuidados
- Não deixe seu cão solto na rua. Ele pode ser atropelado, causar acidentes ou ser atacado por outro animal. Esteja ciente de que se ele atacar pessoas ou outros animais, você responderá por isso.
- Castrar o animal é importante para controlar crias indesejadas e evitar animais abandonados nas ruas, além de prevenir doenças como câncer e tumores.
- Os cuidados com a saúde de seu animal devem incluir: vacinas contra doenças, remédios (vermífugos), boa alimentação e água, abrigo de sol e da chuva, banhos e principalmente.. muito amor.
- Ao invés de comprar um animal, opte por adotar nos abrigos ou feiras de adoção.
- Ser preconceituoso ao escolher um animal (cor e raça) só aumento o número de cães e gatos abandonados. Tenha um bom coração e dê uma chance ao animal que não tem opção de escolha.
- Pense bem antes de optar em ter um animal. Ele permanecerá sob sua guarda durante muitos anos e sua saúde e bem estar dependerá de você.
- Antes de presentear alguém com um animal, verifique se a pessoa está preparada para recebê-lo.
- Dedique um tempo ao seu animal de estimação todos os dias. Faz bem para a saúde dele, faz bem para a sua saúde.
Abandonar animal é um ato cruel e crime previsto na Lei Federal 9605/1998.